Pular para o conteúdo principal

DICAS DE ORGANIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Olá pessoal!
Hoje estava me lembrando dos tempos de faculdade e, em especial nos trabalhos acadêmicos, que é o alvo principal desse blog.
Lembrei-me da questão da organização do trabalho, isso também me fez pensar na época em que era professora. Como meus alunos apresentavam seus trabalhos.
É de suma importância o cumprimento das normas da ABNT quanto à estrutura do trabalho, mas também existe a questão 'estética' do trabalho. 
Vou explicar, expondo um exemplo pessoal. Certa vez tinha que fazer uma análise de um livro literário e, confesso a vocês que não estava com muito tempo pra pensar nesse trabalho, o que fez com que eu me esquecesse completamente. No dia anterior à entrega da análise fui trabalhar nesse 'projeto', lembrando que a professora era uma pessoa muito exigente, ou seja, se não fizesse um trabalho de qualidade... poderia considerar uma nota bem abaixo do desejado. 
Blz, fiz a análise seguindo todos os padrões exigidos, seguindo as normas ABNT, etc., no entanto, percebi que faltava algo, algo que 'impressionasse' minha professora, mas que também fizesse jus ao meu trabalho.
IDÉIA: mandei encaderná-lo... Resultado, além de receber elogios e mais elogios, a nota foi ótima.
É claro que o conteúdo estava de acordo com as exigências da docente, mas deve-se levar em consideração a 'embalagem'. Isso conta muito na apresentação de um trabalho. Uma simples encadernação fez meu trabalho apresentar-se mais sério...
Isto aplica-se a qualquer área de nossa vida, mas o que está em questão aqui é a vida acadêmica, portanto, acadêmicos do curso superior, alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, etc., devem pensar nessa questão e considerar que seu trabalho pode e merece ser melhorado sempre, e isso depende do 'autor', VOCÊ.
Eu também observava muito a forma com que meus alunos tratavam os trabalhos que eram requisitados, uns caprichavam no conteúdo e na 'embalagem', outros até levavam a sério o conteúdo, no entanto, a estética era... sem comentários. E havia também os que não atribuiam importância a nada, o que fazia com que suas notas também fossem... NADA!

Postagens mais visitadas deste blog

ATITUDE CIENTÍFICA E SENSO COMUM

Existe grande diferença entre as certezas cotidianas e a atitude científica. As opiniões cotidianas formam o senso comum, criam certezas que são transmitidas de geração a geração, e muitas vezes, se tornam uma verdade inquestionável.

A DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES

DA EDUCAÇÃO À NEGAÇÃO: A BUSCA DA RELEVÂNCIA
O processo de formação de educadores, inclui componentes curriculares criados para o tratamento de atividades educativas, da prática pedagógica. A Didática tem um papel de destaque entre estes componentes. A análise da atuação da Didática na formação de educadores, tem levantado uma grande discussão. Alguns estudiosos afirmam que a Didática, quando não é inofensiva, pode ser prejudicial. Para que esse assunto seja entendido deve ser estudado dentro do contexto em que se encontra, ou seja, tem que ser analisado dentro do conjunto educacional e politico social.
A Didática estuda o processo de ensino-aprendizagem, este processo está sempre presente, de forma direta ou indireta, no relacionamento humano. De acordo com a abordagem humanista, a relação entre pessoas está no centro do processo de ensino-aprendizagem, já que, o crescimento afetivo leva ao crescimento pessoal. Na abordagem técnica a aquisição de melhores condições de trabalho, tais como: …

"OS ALUNOS DE HOJE NÃO SÃO COMO OS ALUNOS DE ANTIGAMENTE" RUBEM ALVES

Os alunos de hoje, não são mais tão passivos como os alunos de algum tempo atrás. Quando falamos em passividade, é no sentido da não aceitação dos métodos impostos pelos professores. Os alunos da atualidade estão sempre questionando, buscando mudanças e interagindo com os professores. Portanto, podemos dizer que aquele aluno que não questiona, não emite as suas opiniões e não trabalha por mudanças, simplesmente não está exercendo as suas funções de ALUNO atuante. Está mais para um "bem-te-vi" recebendo diploma de professor "urubu".
**VALE RESSALTAR: O texto refere-se a alunos de verdade e não arruaceiros disfarçados de alunos...