Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vitima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Augusto Cury

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

DICAS DE ORGANIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Olá pessoal!
Hoje estava me lembrando dos tempos de faculdade e, em especial nos trabalhos acadêmicos, que é o alvo principal desse blog.
Lembrei-me da questão da organização do trabalho, isso também me fez pensar na época em que era professora. Como meus alunos apresentavam seus trabalhos.
É de suma importância o cumprimento das normas da ABNT quanto à estrutura do trabalho, mas também existe a questão 'estética' do trabalho. 
Vou explicar, expondo um exemplo pessoal. Certa vez tinha que fazer uma análise de um livro literário e, confesso a vocês que não estava com muito tempo pra pensar nesse trabalho, o que fez com que eu me esquecesse completamente. No dia anterior à entrega da análise fui trabalhar nesse 'projeto', lembrando que a professora era uma pessoa muito exigente, ou seja, se não fizesse um trabalho de qualidade... poderia considerar uma nota bem abaixo do desejado. 
Blz, fiz a análise seguindo todos os padrões exigidos, seguindo as normas ABNT, etc., no entanto, percebi que faltava algo, algo que 'impressionasse' minha professora, mas que também fizesse jus ao meu trabalho.
IDÉIA: mandei encaderná-lo... Resultado, além de receber elogios e mais elogios, a nota foi ótima.
É claro que o conteúdo estava de acordo com as exigências da docente, mas deve-se levar em consideração a 'embalagem'. Isso conta muito na apresentação de um trabalho. Uma simples encadernação fez meu trabalho apresentar-se mais sério...
Isto aplica-se a qualquer área de nossa vida, mas o que está em questão aqui é a vida acadêmica, portanto, acadêmicos do curso superior, alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, etc., devem pensar nessa questão e considerar que seu trabalho pode e merece ser melhorado sempre, e isso depende do 'autor', VOCÊ.
Eu também observava muito a forma com que meus alunos tratavam os trabalhos que eram requisitados, uns caprichavam no conteúdo e na 'embalagem', outros até levavam a sério o conteúdo, no entanto, a estética era... sem comentários. E havia também os que não atribuiam importância a nada, o que fazia com que suas notas também fossem... NADA!